Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

1 Comentário

O Seu Cafezinho é Saudável?

Muitos de nós dependemos de uma xícara de café para ganhar energia no período da manhã – mas podem haver problemas de saúde, dependendo do tipo que você bebe.

O Seu Cafezinho e Saudavel

Uma pesquisa descobriu que havia mais substâncias cancerígenas que ocorrem naturalmente em uma xícara de café do que você normalmente esperaria ao consumir a alimentos com resíduos de pesticidas ao longo de um ano inteiro. Apesar disso, o café nunca foi acusado de causar câncer em seres humanos, e nos homens pode até reduzir o risco de câncer de cólon. O que está se tornando cada vez mais claro é que o café, feito de maneiras diferentes, podem ter diferentes efeitos na saúde.

CAFETEIRA
A cafeína por xícara: 100mg aprox.

Os ingredientes gordurosos não saudáveis não são removidos, o que faz com que o café de cafeteira o tipo que mais eleva os níveis de colesterol. Pesquisas recentes mostram que beber um litro (quatro canecas ou cinco copos) de café de cafeteira por dia também aumenta o fator de concentração sanguínea e o de risco de um ataque cardíaco conhecido como homocisteína.

FILTRO
A cafeína por xícara: 100-150mg

Um filtro de papel fino é altamente eficaz na absorção dos ingredientes gordurosos. Em estudos envolvendo o alto consumo de café de filtro não mostram efeitos negativos sobre o colesterol no sangue. Mas geralmente, esse tipo de café contem uma maior quantidade de cafeína assim, se você fica muito alterado ao efeito da cafeína, provavelmente seria melhor beber outro tipo.

ESPRESSO
A cafeína por xícara: 80mg aprox.

Ele é feito forçando a água quente à alta pressão através dos grãos. Ele contém somente concentrações relativamente pequenas de cafestol e kahweol (as substâncias que podem aumentar os níveis de colesterol no sangue) e é provável que não tenha um efeito significativo sobre o coração. A quantidade de cafeína em uma única xícara de café expresso é menor do que no copo de café de filtro padrão.

CAPPUCCINO
A cafeína por xícara: 80mg aprox.

Um cappuccino é a metade um café expresso metade espuma de leite vaporizado. Feito com leite semi-desnatado, cada cappuccino tem apenas cerca de 15 calorias.

DESCAFEINADO

Várias pesquisas revelaram pouquíssimas evidências reais que a ingestão moderada de cafeína apresente alguma ameaça para a saúde de uma pessoa. Mas ‘moderada’ significa de duas a três xícaras de café de filtro, ou o equivalente por dia, no entanto a maioria dos viciados em café bebem mais do que isso. Quatro ou mais xícaras por dia pode causar irritabilidade, espasmos musculares e insônia. Além disso, as pessoas que bebem essa quantidade vão sofrer sintomas de abstinência, incluindo dores de cabeça, fadiga, depressão e falta de concentração, caso fiquem sem café por um dia.

O café descafeinado contém apenas 1mg para 2mg de cafeína por xícara, por isso faz uma grande diferença se você substituir até uma ou duas xícaras de café normal por dia pelo descafeinado. A vantagem principal do café descafeinado é que ele não inibe a absorção de vitaminas e minerais como a versão completa da cafeína faz.

Existem evidências hoje em dia que beber um café padrão junto às refeições pode interferir na absorção de ferro e cálcio.

___

Photo Credit: http://www.flickr.com/photos/32188688@N00/1806053759/ Smaku via http://compfight.com Compfight http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.0/ cc

Comentários

  1. Marcus

    Cuidado com o café descafeinado. Para tirarem a cafeina eles usam cloro e esse cloro nao é totalmente removido do café.

Deixe uma resposta