Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

5 Comentários

Café e Saúde

O consumo de café pode te deixa mais inteligente, ajuda a queimar gordura e melhorar o desempenho físico, diminui os riscos de desenvolver diabetes e possui muitos nutrientes e antioxidantes importantes para a nossa saúde.

Cafe-E-Saude-1

O café não foi feito apenas para mantê-lo acordado, ele pode literalmente deixar você mais inteligente também. O ingrediente ativo do café é a cafeína, que é um estimulante e a substância psicoactiva mais consumida no mundo. A cafeína aumenta a atividade cerebral e a libertação de outros neurotransmissores, como a dopamina e norepinefrina. Muitos estudos têm examinado os efeitos da cafeína no cérebro e demonstraram que ela pode melhorar o humor, o tempo de reação, a memória, a atenção e a função cognitiva.

Já reparou que você sempre encontra cafeína em suplementos de queima de gordura? Justamente por que ela ajuda a queimá-las, em parte, devido ao seu efeito estimulante sobre o sistema nervoso central, tanto aumenta o metabolismo quanto aumenta a oxidação dos ácidos graxos. A cafeína também pode melhorar o desempenho físico através da mobilização de ácidos graxos dos tecidos adiposos.

A diabetes tipo II é uma doença que aflige hoje em dia cerca de 300 milhões de pessoas. Esta doença é caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue, devido à resistência ou uma incapacidade para produzir insulina. Em estudos, o café tem sido repetidamente associado com um menor risco de diabetes. Cada xícara adicional de café por dia reduziu o risco de diabetes em 7% das pessoas desses estudos. Quanto mais pessoas bebiam café, o risco diminuía.

O café não é apenas uma bebida. Os nutrientes dos grãos fazem do café uma bebida com grandes quantidades de vitaminas e minerais. Uma xícara de café contém:

  • 6% de Vitamina B5
  • 11% de Vitamina B2
  • 2% niacina e tiamina
  • 3% de potássio e manganês

Pode não parecer muito, mas se você beber várias xícaras de café por dia, moderadamente, sua saúde perceberá a diferença. Mesmo que consumindo café em quantidades moderadas, beber demais ainda pode ser prejudicial. Por isso, preste a atenção se ele tende a afetar o seu sono ou metabolismo de forma negativa. No entanto, ficou bastante claro que o café não é o vilão e pode ser considerada a bebida saudável no planeta.

___

Photo Credit: http://www.flickr.com/photos/10363439@N00/372536435/ Uros Petrovic via http://compfight.com Compfight http://www.flickr.com/help/general/#147 cc

Comentários

  1. John

    Pode ser, mas atencao! O alto consumo de cafeina é prejudicial. Se voce toma muito café, experimente ficar uma semana sem beber. Eu bebia 2 litros por dia, quando parei por alguns dias, senti dores terriveis nas pernas. O meu medico me disse que a cafeina deixa as veias mais finas, quando eu parei de beber as veias comecaram a voltar ao normal, por isso as dores.

  2. Pablo

    John, vamos combinar, salvo a água, dois litros de qualquer bebida por dia faz mal. Eu tomo apenas uma xícara de café por dia e minha nutricionista vê muitos benefícios nisso. Até os 30 não consumia café, hoje consumindo percebo que tenho mais energia e disposição, mas como disse, apenas uma xícara ao dia, tem dias que expresso, outros filtrados e no inverno capuccino. Penso que tudo com moderação só faz bem! Abraços.

  3. neto

    sou viciado em café e ja tentei parar mais nao consigo, e na verdade nunca tirou meu sono sei la pois dizem que te deixa ligado, comigo nao funciona

  4. Maria Izabel

    Eu comprei um máquina Senseo pilão estou muito desepicionada com ela o café ruim demais fraco sem sabor quero devolver e receber meu dinheiro de volta que é direito do consumidor

    • Maria Izabel

      Gostaria que me desse uma solução

Deixe uma resposta